quinta-feira, 27 de junho de 2013

Tudo e Todo - a explicação definitiva! (com exercícios)

TUDO e TODO

Usamos TUDO quando generalizamos, ou seja, quando não especificamos sobre o que estamos falando.

Li tudo o que você me pediu.

(Não sabemos especificamente a que objeto lido a palavra TUDO se refere)

Usamos TODO quando especificamos o assunto.

Li todo o documento que você me pediu.

Tanto TUDO como TODO são pronomes indefinidos. Porém, TUDO é invariável enquanto que TODO varia em gênero e número.

Acertei todas as questões da prova.

Voltei a todas as casas, mas não encontrei ninguém.


A palavra TODO também é sinônima de QUALQUER. Veja o exemplo:

Ela limpa todo animal que encontra na rua.

Ela limpa qualquer animal que encontra na rua.

Você pode utilizar o pronome TODO seguido do artigo o/a (TODO O/A) para dar idéia de totalidade. Neste caso, podemos substituir pela expressão INTEIRO/A.

Ele realizou todo o trabalho sozinho. (o trabalho inteiro, completo)

Resumindo:

TUDO é invariável e é antônimo de NADA.*

TODO O pode ser substituído por INTEIRO.

TODO pode ser substituído por QUALQUER.

TODO acompanha um ou mais substantivos. *(E pode vir acompanhado de adjetivo principalmente na fala informal)

TUDO substitui um ou mais substantivos. (Opção lingüística a prova de fofoqueiros)

Exercícios

Complete os espaços em branco com TODO ou TUDO.

Lembre-se de variar gênero e número assim como de acrescentar o artigo quando necessário.


1. Elas nunca compram _______ que faz falta porque sempre esquecem alguma coisa. Se fizessem uma lista, como eu aconselhei, isso não aconteceria. São _______ umas incompetentes! Esgotou-se _______ minha paciência. Já fiz de _______, mas ninguém me ouve neste escritório.

2. Nós já fizemos _______ relatório e preenchemos _______ formulários, mas não recebemos _______ circulares que nos prometeram para hoje.

3. Carolina, você comeu _______ torta que eu tinha guardado para nossas visitas?

4. Ele fala com _______ mulher, mas nem _______ lhe dão atenção.

5. Você gostou de _______ músicas do novo CD dos Paralamas do Sucesso?

6. Nem _______ que reluz é ouro.

7. _______ aluno tem dúvidas de gramática. Por isso, deve perguntar _______ ao professor.

8. Vocês entenderam _______? Puderam tirar _______ dúvidas?

9. Você disse _______ que pensava?

10. Eu acredito em _______ que você diz.

11. A família _______ compareceu à cerimônia.

12. Conheço _______ Brasil e _________ Alemanha.

13. Viajei por _______ estado de São Paulo.

14. Eles venderam _______ as casas e _________os apartamentos. Eles venderam _______.

15. _______ nós estamos com muito calor. Tem certeza que está _______ em ordem neste ar condicionado?

16. Este território já foi _______ trabalhado. O tempo passou tão rápido que nem acreditei que havia feito _______ de verdade!

17. No final _______ será resolvido da melhor forma, né?

18. Tanta gente nesse mundo e eu tinha que encontrar justo uma pessoa _______ problemática.

Diálogo informal: 

Betinha, quanto tempo! E aí? _______ bem contigo?

_______ certo! E você, menina?

Ah, tô ótima! Poderia estar melhor se não tivesse encontrado uma pessoa agora mesmo, há uns dois minutos. Quer saber quem? Vou te contar!

Foi o seguinte, escuta só! Eu tava andando na minha rua quando esbarrei com a irmã da vizinha do meu ex cunhado. Cê lembra dela, né? Aquela baixinha assim, meio antipática! Cê lembra né? Se chama Rafinha.

Então, encontrei com ela, assim sem querer e disse um simples "oi, tudo bem?"

Aí a Rafinha olhou pra mim e disse assim:

— Te vi de longe ontem. Você tava com aquela tua amiga que eu nuca lembro o nome. Essa tua amiga é _______ metidinha, né? Num gosto dela não.

Acredita numa coisa dessa, Betinha? Eu só falei "oi" e essa loca já começa a fofocar! Ah, não tive paciência! E aí eu disse pra ela:

— Quem é você pra falar mal de alguém? Ó, num esquece não que você é quem tem fama de fazer _______ errado!

Depois disso fiquei aqui pensando e percebi que a Aninha tem mania de colocar defeito em _______ mundo. Detesto gente assim! Eu heim! Aninha faz fofoca em _______ lugar por onde passa.

3 comentários:

  1. Sou chilena, vivo em Viña del Mar,Chile e gosto muito de aprender portugues (nao tenho acentos) e entendí toda a explicacao. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Olá! Aqui estão:
      1. Tudo (o) / todas / toda (a) / tudo
      2. Todo o / todos os / todas as
      3. Toda a
      4. Toda / todas
      5. Todas
      6. Tudo
      7. Todo / tudo
      8. Tudo / todas as
      9. Tudo o
      10. Tudo (o)
      11. Toda
      12. Todo o / toda a
      13. Todo o
      14. Todas / todos / tudo
      15. Todos / tudo
      16. Todo / tudo
      17. Tudo
      18. Toda
      Diálogo:
      Tudo
      Tudo
      Toda
      Tudo
      Todo
      Todo

      Excluir